Hemoal Maceió encerra Campanha Torcedor Sangue Bom e sorteia camisas oficiais do CSA e CRB; confira os contemplados

Sorteios das duas camisas, sendo uma do CSA e outra do CRB ocorreu na Unidade Trapiche

Repórter: Josenildo Törres
Repórter Fotográfica: Suely Melo

A Unidade Maceió do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) encerrou, na tarde desta quinta-feira (29), a Campanha Torcedor Sangue Bom e, em seguida, realizou o sorteio de duas camisas oficiais do CSA e do CRB, sendo uma de cada time. No total, 445 torcedores participaram da ação, sendo 237 do CSA, cujo sorteado foi Carlos Alberto Silveira Farias e, 208 do CRB, onde o contemplado foi Maurício Miguel Santos.

Os dois torcedores já foram comunicados pelo Núcleo de Captação do Hemoal Maceió e, na próxima segunda-feira (2), às 10h, irão comparecer à Unidade Trapiche para receberem as camisas. A cerimônia de entrega será registrada pela equipe da Assessoria de Comunicação do Hemoal e divulgada à imprensa, no site www.saude.al.gov.br e no instagram @hemoalagoas .

Maurício Miguel Santos foi o torcedor sorteado para receber a camisa do CRB

A Campanha Torcedor Sangue Bom foi iniciada no último dia 14 deste mês e realizada nas Unidades Trapiche (ao lado do Hospital Geral do Estado), Via Expressa (ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas) e Farol (dentro do Hospital Veredas). Desde então, nos últimos 15 dias os voluntários que doaram sangue nas três Unidades do Hemoal Maceió estiveram participando, automaticamente, do sorteio das duas camisas.

“Queremos agradecer aos diretores do CSA e do CRB pela generosidade de fazerem a doação das duas camisas oficiais para que pudéssemos realizar a Campanha Torcedor Sangue Bom. A nossa gratidão também a todos os torcedores dos dois maiores times alagoanos, que atenderam ao nosso chamamento e, desse modo, contribuíram para manter estabilizado nosso estoque de sangue, visando atender a demanda de transfusões do Natal e Réveillon”, salientou a gerente do Hemoal, médica Verônica Guedes.

Carlos Alberto Silveira Farias foi o sorteado para receber a camisa do CSA

Segundo o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Mirada, a Campanha Torcedor Sangue Bom foi um gol de placa da Gerência do Hemoal, que atuou preventivamente para assegurar sangue no Natal e Réveillon. “O estímulo à doação de sangue, deve ocorrer por meio de iniciativas criativas, sempre com foco na mobilização da sociedade. Por isso, estimular os torcedores do CSA e do CRB a doar sangue representa uma estratégia acertada”, ressaltou o gestor da saúde estadual.

Critérios para Doação de Sangue

A gerente do Hemoal relembrou os critérios para se candidatar à doação de sangue. Isso porque, além de boa saúde, o voluntário deve estar portando um documento de identificação com foto e usando máscara. “É necessário, ainda, ter idade entre 16 e 69 anos e peso mínimo de 50 quilos”, destacou.

No caso dos menores de 18 anos, é exigido comparecer ao Hemoal acompanhado dos pais ou responsáveis legais, portando os documentos originais, conforme informou Verônica Guedes. “É importante registrar que, Portaria do Ministério da Saúde (MS) estabelece que as pessoas que contraíram hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas, ficam impedidas de doar sangue”, ressaltou.

Caso os candidatos à doação de sangue que tenham sido infectados pelo novo coronavírus, há impedimento para doar sangue pelo período de 10 dias, que devem ser contados após a recuperação. Entretanto, se eles apenas tiveram contato com uma pessoa infectada e não apresentaram sintomas da Covid-19, basta aguardar sete dias.

Fonte: Governo de Alagoas

Veja também:

Sobre o Autor

Marcelo Rocha

Sou natural da Paraíba e alagoano de coração desde 1990. Sempre fui apaixonado por comunicação, em especial, pelo radialismo. O contato diário com as pessoas, através das entrevistas, me desperta um sentimento de prestação de serviço à população.

Editorias

Todos os direitos reservados